sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como a revolucionária política de investimento prioritário em saneamento está melhorando a qualidade de vida e desenvolvendo o país


um olhar para o povo brasileiro através da Teoria de Maslow

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional. Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:


  1. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
  2. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
  3. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
  4. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
  5. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.


A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas. Isso nos leva a refletir sobre os porquês de nosso país ter sofrido com velhas políticas em que necessidades básicas da população eram parcialmente atendidas (quando eram!). Um povo que não participa ativamente da política através da boa escolha de seus representantes está fadado a sofrer com ingerências e/ou corrupções. Entre elas, permanecer no primeiro estágio da Pirâmide de Maslow (veja figura acima), na qual uma grande parcela da sociedade trabalhadora não consegue avançar em busca de necessidades mais apuradas, menos básicas, rumo à satisfação e à plenitude humana, que transcende à mera sobrevivência. Sendo assim, fica à mercê da manipulação opressora, a quem só interessa manter a pirâmide social alta e esguia. Pois quanto maior a distância entre topo e base, mais dependente da elite o povo padece no alicerce, também tornando-se capaz de empenhar seu voto por favores políticos ou benefícios, como obras públicas, que deveriam muito mais suprir as demandas técnicas do que servir de moeda de troca entre gestores públicos e eleitorado. Nessa dependência, o que se via antes das obras do PAC era descaso que impedia o brasileiro de ter resolvido o atendimento de suas necessidades primárias, entre elas, o SANEAMENTO. Com isso, limitava sua perspectiva quanto aos degraus acima da “Pirâmide de Necessidades”, representada acima baseando-se na Teoria de Maslow.        

Texto: Sansão (Fábio Marques de Freitas)
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário